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O dia que agradeci por 4 Bolos (desmarcações) de Clientes e Parceiros.


Esse post serve para você se inspirar e ver como o destino muitas vezes está traçado para o seu melhor e alguns bolos são necessários para que isso aconteça.


Quando a agenda está cheia, é natural que você entre em algumas sinucas, pois as datas dos convites e reuniões acabam entrando em conflito. Ontem à noite eu tinha um evento Mega Importante, mas o convite deste evento veio depois de outras 4 reuniões seguidas que eu já tinha agendado e confirmado com clientes e parceiros. Todas batiam perfeitamente com o mesmo horário.


Se eu tomasse a decisão de cancelar todas as reuniões para ir ao evento, eu sabia que teria um impacto grave, pois eu já tinha o conhecimento de que envolveria a perda de custos de locações dos espaços e coffe-breaks, o tempo dos meus clientes, o tempo dos meus parceiros de negócio, além de, claro, a perda da minha credibilidade por desmarcar algo que eu já tinha me comprometido.


Com tristeza, entendi que tinha perdido o Evento Mega Importante, e tudo bem! Faz parte e Paciência...


Mas eiss que o Universo é lindo demais!

Acordei no dia do evento e, de cara pelo whatsapp, dois bolos a minha vista...Uma cliente se confundiu com as datas da passagem aérea e um parceiro teve um grande imprevisto.


Opa! Comecei a ter uma leve esperança, afinal, faltavam mais duas pessoas para cancelar os outros compromissos...e eu aqui quieto, só esperando...(ou talvez emanando energias para fazer isso acontecer).

Após o almoço, mais um pedido de desculpas de outra parceira e mais um Bolo...Eu, claro, respondi muito triste, que super entendia...mas, feliz, sabendo que a chance de ir ao evento estava mais próxima.


E, Faltando apenas duas horas para o Evento


BINGO! "Marcus, desculpe avisar em cima da hora, mas deu um problemão aqui e vou ter que cancelar a nossa reunião". (Sabe aquela parte que você dança sozinho no meio do escritório?). Agradeci o alinhamento, peguei meu Livro e fui correndo para o evento.


Em resumo! Veja os Resultados!


Li boa parte do livro antes do evento;

Pude ver grandes amigos que aos poucos foram chegando;

Assistir duas palestras fantásticas sobre Inovações e Tecnologia;

Fiz novas amizades, peguei novos contatos;

Gerei novos negócios com os colegas de trabalho;

E ainda fui convidado para dar uma Palestra sobre Perfis de Liderança;


Entende?


Você pode receber 4 Bolos no mesmo dia...Mas tem um motivo muito maior para isso acontecer! Que este post possa lhe inspirar de alguma forma e que você possa comemorar com cada bolo.


23/02/24 por Marcus Paulo Rodrigues

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Cargos Administrativos: Precisam saber vender?

Eu tenho certeza que você é um bom profissional na sua área de atuação. Mas, será que está sendo um bom vendedor para ser assertivo nas suas principais negociações? Isso é venda pura e se não souber negociar, tende a perder. A comunicação é uma das principais habilidades para se tornar um destaque no mercado. Segue abaixo como a venda se torna importante para muitos cargos operacionais.


Financeiro, Saiba vender!

Você vai precisar disso para conseguir justificar o aumento das contas que ultrapassaram o Budget que você controla e também vai precisar para saber justificar a redução das despesas para os setores partners.


Secretária, Saiba vender!

Você vai precisar disso para negociar todas as agendas apertadas entre os seus líderes, parceiros, clientes e fornecedores, sempre priorizando a agenda do seu gestor direto.


RH, Saiba vender!

Você vai precisar disso para justificar para a diretoria que tal departamento precisa de Mentorias e Treinamentos para fortalecer a qualidade e produtividade das equipes e para fazer o seu setor ser mais reconhecido pela empresa.


Compras, Saiba vender!

Você vai precisar disso para bater as suas metas de compras e para trabalhar na redução dos valores dos seus pedidos e prazos de compras com os seus fornecedores.

Gestor, Saiba vender!

Você vai precisar disso para motivar a sua equipe a ser mais produtiva com menos custos. Vai precisar disso para prorrogar um aumento que você não consegue dar. Vai precisar disso até para desligar amigavelmente um colaborador da sua equipe.


Compras, Saiba vender!

Você vai precisar disso para bater as suas metas de compras e para trabalhar na redução dos valores dos seus pedidos e prazos de compras com os seus fornecedores.


TI, Saiba vender!

Você vai precisar disso para fazer upsell durante as suas instalações, configurações e operações, aumentando o caixa da empresa. Também vai precisar disso para justificar os seus impactos operacionais para a diretoria e clientes, onde você sabe que a culpa é sua.


Estagiário, Saiba Vender!

Você vai precisar disso para ser promovido, assim como todos os seus colegas que desejam ser promovidos para outros cargos maiores.


Desempregado, Saiba Vender!

Você vai precisar disso para passar nas mais diversas entrevistas de emprego. E se nada der certo na sua vida CLT, vai precisar disso para saber Empreender.


Entende?

Se você não estiver minimamente preparado para saber vender, me diga quais são as suas reais chances de ter os melhores resultados.

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Cinco Grandes Desafios das Empresas Tradicionais

A primeira reflexão que gostaria provocar aqui para as empresas tradicionais é que não existe uma receita exata para a colheita do sucesso e também não existe um julgamento do que é certo ou errado no mundo tradicional.


Falo isso, pois estudo as mais diversas empresas tradicionais e sei que já passaram por inúmeras crises e continuam firmes com uma operação super ativa e saudável. A questão é se o lucro ainda está atendendo a expectativa desejada.


Então, quais são os desafios?

A grande diferença entre o modelo de negócio dos últimos anos até o presente está sendo resumida em uma única palavra chamada: "velocidade".


Essa palavrinha tem consumido a ansiedade de inúmeros consumidores e quem mais tem sofrido com isso são as empresas mais tradicionais que não conseguem acompanhar tantas transformações. Segue abaixo 05 Grandes Desafios que acompanho diariamente com estas empresas.


Primeiro:

Aceitar a Queda perante as Empresas mais ágeis!

Veja esse exemplo: Segundo a Revista EXAME, em fevereiro de 2024 o tradicional Banco Bradesco teve a segunda maior queda diária desde 2000, ceifando R$ 24 bilhões de valor de mercado numa tacada só. O Banco reconhece que os processos são burocráticos, que a estrutura está complexa, com excesso de players, o que aumenta o tempo de tomada de decisão e dificulta a orientação ao cliente”.


O mesmo acontece com o setor público de saúde que está sendo substituído por instituições privadas mais ágeis e acessíveis, como também pelos Marketplaces que aceleram cada vez mais as suas entregas e pelas instituições de ensino que precisaram se adaptar rapidamente ao mundo do Ensino à Distância.


Se a empresa tradicional não se adaptar, o cliente vai desistir num estralar de dedos. Ele não quer mais se desgastar e, em apenas 1 dia ou 1 clique ele pode migrar o seu desejo para uma solução mais ágil.


Segundo:

Diminuir as Travas na Passagem de Bastão

Conheço diversos empresários fundadores das empresas com os seus 80 anos não estão largando o osso das suas operações e estão discordando totalmente com as ideias dos filhos para melhorarem a operação.

Os pais fazem questão de ir todos os dias para a empresa e ainda cuidam minuciosamente do fluxo de caixa. Por isso que eu falo que não existe o certo ou errado. É desse jeito que a empresa continua firme. Nunca saberemos se as ideias dos filhos seriam as melhores, pois elas nunca foram implantadas. Mas, que existe a trava, existe.


Terceiro

Quebrar a Vaidade no Alto Escalão

Quanto maior é a empresa tradicional, mais sócios e diretores podem existir e conheço empresas que, sinceramente, nem sabem me dizer a quantidade de sócios que existem. O impacto disso está justamente na tomada de decisões estratégicas, onde precisam da aprovação geral para mudar um simples processo. Também tem algumas diretorias que não querem abrir mão dos seus cargos e poderes para deixar a operação fluir de uma maneira mais saudável.


Quarto

Mais Pausa na Guerra dos Filhos

Seria tão bom se os filhos pudessem focar em resolver os problemas ao invés de ficarem brigando para ver quem tem mais poder. Essa guerra eu posso dizer que será infinita com alguns perfis de empresários e isso não vai mudar tão cedo. A guerra pode até ter pausas, mas ela continua existindo.


Quinto

Adotar a Inteligência Artificial como fator competitivo

Aqui entra um tema realmente assustador. Tenho acompanhado a Inteligência artificial de perto e ela vem entrando nas operações desde o setor de Marketing até a pós-venda. Isso significa que, se uma empresa tradicional não adotar esta melhoria, a outra empresa concorrente vai adotar. Simples Assim!


A questão aqui é que a IA está engolindo alguns setores e até algumas empresas. Existem vantagens e desvantagens que precisam ser estudadas e as empresas tradicionais que se cuidem.


A única vantagem das empresas mais tradicionais nesta questão é que ainda existe uma fidelidade dos seus clientes mais antigos. Até que mudem algumas gerações, eles continuarão comprando (muitas vezes pela amizade e influência), mas isso tem prazo.


Solução para este cenário! Tem?

Uma pesquisa feita em 130 no final de 2018 já falava que a maior competência para quem deseja se destacar no mercado é saber se adaptar ao novo. Votarei nesta mesma solução que virou um hábito diário para todo Empresário, mas digo o seguinte: Adaptem-se, mas lembre-se que existe uma equipe inteira por de trás disso que precisa ser muito bem cuidada e direcionada para se adaptarem também, alcançando os melhores resultados.


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Já pensou como uma única pessoa pode fazer a empresa perder Milhões pela falta de Encantamento ao "Fornecedor"?

Pois bem, milhões de reais podem estar sendo perdidos pelo comportamento normalmente vindo por um perfil muito específico de colaborador que atua diretamente com os parceiros e fornecedores. E por que isso acontece? Vamos entender.


Claro que, se a troca for saudável, o encantamento virá de ambos os lados (cliente e fornecedor), mas este artigo serve para a Diretoria estar muito atenta a um lado oculto que só os parceiros e fornecedores estão percebendo.


Hoje se fala muito sobre o encantamento ao cliente interno e externo onde as companhias estão focadas na criação de cargos importantes como Customer Success e Customer Experience. Estas vagas são criadas justamente para facilitar toda jornada do cliente e fortalecer ainda mais o encantamento a eles.


Mas e a outra ponta? Será que está sendo cuidada?

Sabemos da importância de uma empresa ter bons parceiros e fornecedores para fortalecer a produtividade operacional. Será que estes cargos responsáveis pelo relacionamento com os fornecedores estão sendo preparados para fortalecer a parceria e encantamento? De que adianta uma empresa tentar encantar um cliente nesta parceria se este cliente não está sabendo encantar o fornecedor?


Entenda a Má Educação de um Perfil Específico de Cliente

Por inúmeros motivos que envolvem desde a criação destas pessoas, esse comportamento acaba afetando diretamente na sua personalidade e isso não é nada bom, pois externa claramente a sua falta de profissionalismo, respeito e educação. Para piorar, eles entendem estar certos. Neste caso, um fornecedor pode dar o seu melhor encantamento, mas para este tipo de perfil de cliente, nada disso importará.


Agora imagine este perfil recebendo todos os fornecedores

Com este comportamento, como será que está pessoa que pode ser das áreas de gestão de projetos, Treinamento, RH ou Compras está sabendo lidar com os mais diversos parceiros e fornecedores? Será que ela imagina que o mercado se conversa e que muitos fornecedores podem optar por não quererem mais trabalhar com esta empresa? Sim! Isso acontece!


Vamos a um Exemplo para Clarear sobre este Perfil!

Uma empresa (Novo Lead) de grande porte me acionou para trabalharmos na proposta de uma palestra sobre Gestão, Liderança e Encantamento ao cliente. Incialmente a pessoa responsável pelo treinamento foi bem educada, afinal, tinha urgência e precisava resolver este tema. Falamos por telefone, agendamos um bate-papo, fizemos o alinhamento e entreguei a proposta formalmente. A partir daí, vem o verdadeiro comportamento deste perfil de colaborador e é muito importante que a Diretoria esteja atenta a isso.


Comportamento 1: Falta de Retorno!

Mandei uma mensagem de follow up perguntando se ela tinha recebido a proposta e ela não respondeu. Aqui como fornecedor, faz parte não ser invasivo. Um whatsapp resolve pe o suficiente.


Comportamento 2: Promessas Falsas!

Após um período sem resposta e eu preocupado com o projeto, pois entendi a urgência, mandei um áudio convidando a cliente para uma nova reunião. Veio uma resposta dizendo que analisaria a proposta e me daria um retorno no mesmo dia. Respondi que combinado e assim aguardei. Mais uma vez, zero respostas.


Comportamento 3: Ciclo de Zero Devolutiva!

Para não ficar muito em cima, esperei para ver até onde daria esta promessa. Resolvi aguardar por 6 dias e nada de resposta. Mandei um "Boa tarde, tudo bem?" pelo whatsapp. e mais uma vez, sem resposta. (Mesmo com a confirmação de leitura)

Perceba que, eu como fornecedor, já poderia ter desencanado deste caso pela clara falta de respeito e educação, mas gosto de dar andamento por ser psicanalista e querer entender em detalhes este tipo de perfil.


Prazo se Esgotando

O Local do evento seria no Mato Grosso, ou seja, envolveria passagens, estadias e sabemos que não dá para comprar de uma hora para a outra.


Comportamento 4: Mais uma Promessa Falsa...

Resolvi ligar. Ela não atendeu cortando a ligação e mandou uma mensagem dizendo que faria contato no início da tarde do mesmo dia. Mais uma promessa não cumprida.


Comportamento 5: Ignorando de vez...

Após dois dias sem retorno e faltando uma semana para o evento, mandei um áudio pedindo gentilmente uma devolutiva formal para validar a negativa e assim, eu poderia priorizar outros projetos que estavam em andamento. Nada de resposta.


Comportamento 6: Silêncio Total e Fim

Passou a data do evento, vi pelo Linkedin que foi um sucesso e resolvi gravar um vídeo pelo whatsapp dizendo que fiquei muito feliz por ter dado tudo certo e se poderiamos dar andamento nos próximos projetos com o escopo ofertado. Gravei, editei, coloquei legenda e até música para ver se aguçava no encantamento....rs.


Sim, eu sei que insisti um pouco mais nisso, mas, como disse, gosto de estudar esses seres humaninhos. rs. Vi que ela leu a mensagem e mais uma vez, reforçando a sua má educação, não tive resposta.


Agora vamos a análise

  • Você acredita que esta pessoa merece estar nessa vaga?
  • Vamos supor que fui péssimo como fornecedor, que meu escopo não atendeu a expectativa ou que meu preço foi absurdamente mais caro, justifica o silêncio e a falta de devolutiva?
  • Com este comportamento, quantos fornecedores esta pessoa está encantando para darem andamento a futuros projetos e parcerias?


Mesmo que ela tenha conquistado o seu objetivo com o evento e com excelentes convidados, veja que não justifica este comportamento com tamanha falta de profissionalismo.


Por que isso é muito preocupante?

Essa pessoa está representando a marca de uma empresa inteira e de gigante porte. Por mais que existam diversos fornecedores para atender o seu pedido, é a credibilidade da empresa que está sendo perdida a cada atendimento como este.


A experiência foi péssima! Zero Encantamento! E no futuro próximo esta mesma colaboradora pode precisar de mais um fornecedor que não vai querer trabalhar com ela, entende?


Entendendo a perda dos Milhões

Como Mentor de Empresários e Consultor, já vi inúmeros fornecedores cortando a relação com este perfil de cliente e fazendo a empresa perder gravemente a sua produtividade e ser impactada financeiramente por isso. Já vi casos de parada de produção pela falta de matéria prima! Isso é muito grave!


Este mercado é pequeno e os fornecedores se conversam. Fica uma situação muito grave para a empresa. Por isso, reforço sobre a pesquisa de satisfação que deve ser entregue aos fornecedores para avaliarem como estão sendo atendidos.


Para finalizar, vale lembrar que essa mesma pessoa também atende os seus clientes internos e a sua personalidade não será diferente, ou seja, quem muitas vezes mais precisa inspirar e ajudar os líderes internos a terem mais resultados, pode ser justamente a pessoa que mais está gerando uma grande desmotivação na empresa como um todo.


07/02/2024 por Marcus Paulo Rodrigues

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Como aproveitar as reclamações do Mundo Corporativo?

A ansiedade do Brasileiro está alta e é natural que as pessoas fiquem comparando os seus momentos com vários terrenos vizinhos. As redes sociais continuam firmes nas escalas das distrações e isso gera muita influência na insatisfação de alguém que enxerga o colega tento uma "vida melhor", o que não necessariamente pode ser uma verdade absoluta.


Como resultado, estas pessoas acabam reunindo estes sentimentos e desejando ter mais resultados nas suas vidas, porém, algumas limitações do mundo corporativo acabam travando os seus resultados deixando-as mais insatisfeitas. É aí que resolvem externar algumas pontuações (ou reclamações) para melhorar o cenário em que vivem. Mas essa reclamação se torna positiva ou tóxica? Vamos entender?


Posso Falar? Ou devo ficar quieto? Olha a Sinuca!

De um lado, vem a pressão por resultados dos líderes que estipulam prazos e metas a serem cumpridas, mas, em paralelo, nem sempre dão a estrutura necessária para que isso aconteça. Vamos para alguns exemplos:


  • Quer que venda, mas os Leads não estão qualificados;
  • Quer iniciar a atividade, mas o Processo está falho;
  • Quer resolver, mas o alinhamento está confuso;
  • Quer vender, mas o sistema está travando;
  • Quer produzir, mas a Internet está lenta;


Cada gota destas situações acaba acumulando um compilado de pequenos desgastes que tornam o dia mais cansativo e improdutivo aos colaboradores. E se falam, muitas vezes são vistos como reclamões. E agora?


É Mimimi ou eles tem boa parte da razão?

Veja! Se a reclamação está sendo fundamentada, com evidências claras sobre os impactos, vale uma boa reflexão da liderança sobre estas informações. Talvez o pedido seja de socorro para poderem ser melhores nas suas funções.


Sabemos que os temas são tantos a serem resolvidos por parte da Liderança, que estas reclamações, muitas vezes pequenas perto de tantos problemas, acabam não entrando na lista das TOP 20 prioridades que precisam ser resolvidas e com urgência.


É Prioridade ou é uma questão cultural?

Também tem isso! Em muitas empresas de pequeno, médio e grande porte, a cultura falha está na raiz e, por mais que os colaboradores tentam se movimentar para resolver algumas questões básicas, acabam não possuindo forças para chegar no que chamamos de solução ótima. Então, na visão de muitos líderes:


Quando sugerem melhorias, são vistos como reclamões;

Quanto reclamam, são vistos como chatos;

Quanto tentam resolver, são vistos como ousados.

Seria uma limitação de investimentos?

Vale lembrar também que toda melhoria requer investimentos a curto, médio e longo prazo e isso leva a necessidade da dedicação do precioso tempo dos colaboradores dos mais diferentes níveis hierarquicos. Aí entra a definição de prioridade e o que é prioridade para quem tem o poder da tomada de decisão.


Mundo Tradicional vs Mundo Arcaico

Uma vez assisti presencialmente a palestra do professor Mário Sérgio Cortella, que sou fã, e ele disse algo muito interessante em alto e bom som: "É Lindo ver uma empresa tradicional com anos de operações sendo passados de pais para filhos e de filhos para netos. Mas, o que muitos empresários esquecem de enxergar nesta transição, é que também é muito importante ter o cuidado para não deixar que essa tradição vire um ambiente arcaico, onde o processo do neto é o mesmo processo do avô". Ne novo, aqui entra na prioridade. O Avô pode ainda mandar na empresa e não querer mudar os processos. Ou os netos podem mandar na empresa e não ter uma visão para mudar os processos do avô.


E aí, como Resolver?

Acredito muito na escuta ativa e atenção que precisa ser dada para todas as reclamações! Seja um colaborador ou cliente reclamando, se torna claro que algo não está legal e pode sim ser melhorado.


Em um dos meus treinamentos sobre gestão de projetos e operações com foco na disciplina, cito algumas metodologias gestão muito importântes que nasceu no Mundo Britânico. Entre elas, existe um conceito chamado de "Gestão de Problemas" onde um comitê é formado para entender todas estas dores e o que tem gerado estes impactos. Com base no levantamento destes dados, iniciam um planejamento para a aplicação da melhoria continua.


A questão mais importante deste conceito é não deixar que estas dores sejam ignoradas ou esquecidas. O comitê senta, escuta, conversa com as áreas, faz pesquisas no mercado, praticam o benchmarking e criam os planos de ações para a aplicação prática.


É sim um processo que envolve recursos humanos e investimentos, mas são justamente estas ações em paralelo as demais prioridades que acabam casando com todas as tratativas operacionais e a liderança vai agradecer sempre pelas ideias, melhorias e diminuição dos riscos operacionais neste cenário tão competitivo.


05/02/2024 por Marcus Paulo Rodrigues

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Sim! Salva Demissões e pedidos de desligamentos!

Como é que alguém de fora da empresa consegue atuar de maneira tão pontual e gerar um resultado tão preciso e positivo dentro de uma operação? A resposta é simples e vamos lhe explicar.


Cenários importantes que Necessitam de Mentoria.

Quando se fala em Mentoria, vale lembrar que estamos direcionando este tema para alguém que precisa de ajuda com um tratamento pontual. Abaixo segue alguns casos comuns no mundo corporativo.


  • Conflitos entre líderes (Jogo de Poderes);
  • Colaboradores com problemas pessoais;
  • Conflitos entre líderes e liderados;
  • Colaboradores com sintomas de Burnout;
  • Falta clara de alinhamento de escopo de trabalho;
  • Desgastes por Processos falhos;
  • Desgastes por tecnologias falhas;
  • Desequilíbrio Emocional na equipe
  • Falta de pertencimento com a empresa;
  • Falta de engajamento da empresa na motivação do funcionário;


Quando temos estes cenários, trabalhamos diretamente no acolhimento do colaborador que está precisando de ajuda e antes mesmo de darmos as melhores ferramentas para ele ter mais resultados, a nossa primeira preocupação é em saber como ele está. O acolhimento vem em primeiro lugar, passando confiança e autonomia para que ele possa compreender que esta é uma fase e vai passar.


Sendo acolhido por um Especialista no Assunto

Para realizar um atendimento como este, é importante que exista um rapport entre o Mentor Especialista e o colaborador. Ter confiança é uma premissa para o colaborador se soltar e desabafar sobre o que está acontecendo. Aqui entra conexão, onde o Mentor poderá dizer que já viveu algumas experiências parecidas e entende o que o colaborador está passando. Entre a Especialidade do Mentor, destacamos:


  • 15 anos de mundo CLT em empresas nacionais, multinacionais e familiares, entendendo o Mundo Corporativo na visão dos colaboradores, líderes e liderados;
  • Mais de 8 anos como empresário, entendendo a visão dos líderes e empreendedores;
  • Título de Psicanalista, além de cursos sobre desenvolvimento humano, Pós, Estudos Internacionais e Mestrado para entender com profundidade o que está acontecendo com o colaborador e quais são os gatilhos que podem estar gerando alguns significados para o que está passando naquele momento;
  • Experiência com diferentes culturas empresariais e com os mais diferentes perfis de pessoas que vão desde as mais tradicionais até as mais aceleradas (sem contar os diversos perfis com diferentes patologias)

Conexão Ativada entre Colaborador com o Mentor

A partir desta conexão, a Mentoria se desenvolve com assuntos confidenciais em sessões individuais por 60 minutos onde o foco absoluto esta na solução do problema. E por que o colaborador se identifica tanto com o Mentor?


  • Porque a conversa é com um Especialista;
  • Porque a conversa é com um Estrategista;
  • Porque a conversa não é com o chefe;
  • Porque a conversa não é com o RH;
  • Porque a conversa não é com mais ninguém;


Eles querem justamente uma pessoa Neutra!

O Colaborador não vai se abrir com outra da mesma empresa!

Não é estratégico para ela demonstrar as suas vulnerabilidades para os seus superiores, colegas, muito menos para o RH. Por que isso preferem conversar com Mentores especialistas que não trabalham diretamente na empresa e estão com uma visão neutra 100% fora da caixa.


Essa resistência no diálogo com as equipes internas se dá por um único motivo: "Medo". E quais são estes medos?


  • Medo de se sentir incompetente ou inferior;
  • Medo de assumir um erro para o gestor;
  • Medo se se sentir fraco perante os demais;
  • Medo de ser desligado;
  • Medo de ser julgado;


Transformações com as Sessões de Mentoria

A melhorias são praticamente imediatas, pois tiramos da jogada toda aquela emoção envolvida no cenário atual com desejos de pedidos de desligamentos ou desejos de ralizar demissões.


Apenas com a escuta ativa e acolhimento por parte do especialista, o colaborador se sente aliviado simplesmente por ter colocado para fora o seu ponto de vista e por ter alguém escutando com toda calma do mundo.


A partir desta escuta, damos andamento nos próximos passos, onde compartilhamos estratégias importantes a serem tomadas como plano de ação semanal para que o colaborador reflita sobre os seus próximos passos e traga os resultados do que foi implantado no seu ambiente. Fomentamos este colaborador com Técnicas, Teorias, Conceitos, Pesquisas e Metodologias de Gestão Empresarial e Autoconhecimento;


A cada nova sessão, vemos o colaborador tendo uma transformação pessoal, sendo mais focado, confiante e tendo a sua autoestima fortalecida por meio das ferramentas que compartilhamos.


Também lembramos ao colaborador que a emoção muitas vezes não ajuda nestas horas. Então, trazemos ele para o jogo da razão, onde conseguimos gerar um equiíbrio emocional importante para evoluirmos no seu desenvolvimento pessoal.


Quantas Sessões são Necessárias?

No Mundo corporativo o nosso trabalho é pontual. Entramos para resolver aquela dor em questão e compartilhamos as ferramentas necessárias para que eles possam administrar os próximos passos.


Por incrível que pareça, já tivemos casos em que apenas uma sessão resolvemos o que precisava ser resolvido. Em outros casos, uma média de quatro sessões com encontros semanais. Claro que o colaborador vai querer mais, afinal, é normal que goste, mas ele também entende que este é um trabalho pontual e que o investimento vem da empresa para melhorar o seu bem-estar.


Agora me diz! Com este artigo, pudemos clarear a importância da mentoria no mundo coporativo? Como estão os cuidados por com as suas equipes, sejam líderes ou liderados? Mande uma mensagem pra gente! Queremos a sua opinião:

vendas@boradesenvolver.com.br


02/02/2024 por Marcus Paulo Rodrigues

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Pode se preparar, pois os desafios são Grandes!

Esse artigo serve para lhe conscientizar os Líderes sobre as pesquisas nacionais que mapeamos sobre o Mercado Corporativo e conectá-las com as relexões da Bora Desenvolver, onde atuamos diretamente com diversos perfis de Liderança por meio de Mentorias, Treinamentos e Consultorias.


Primeiro Desafio:

Manter a Motivação da Liderança

Os colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos estão precisando de muita ajuda, principalmente os líderes que precisam se motivar ao máximo.


O cansaço mental está nítido em todos os cargos e, sem exceção, eles precisam de apoios externos para se manterem motivados dentro das suas operações.


Estes apoios externos podem ir desde sessões de Mentoria até um treinamento em massa. É importante ter aquele respiro com profissionais especialistas que estão atuando fora da caixa. Isso gera novas ideias e se atualizam com ferramentas inovadoras para fortalecerem as estratégias de gestão.


Segundo Desafio:

O Risco da Equipe aprendendo a Empreender

Os colaboradores estão cada vez mais conectados com planos de receitas extras e olhando para um mercado que até pouco tempo atrás não se sabia tanto a respeito. Com o ritmo acelerado dos influenciadores digitais e altos investimentos em tráfego pago chegando a R$ 500 Mil reais por mês, é natural que as pessoas acabem se interessando pelas mais diferentes promessas de riquezas.


Isso significa que eles estão atentos as receitas extras e só em 2023 o Brasil teve um Record de 7 Milhões de pessoas que pediram desligamentos das empresas para viverem do empreendedorismo. Ou seja: O Brasil ganha uma nova clínica de estética e as empresas perdem uma excelente analista financeira. Se a empresa não forçar um encantamento e pertencimento, os colaboradores serão cada vez mais encantados por este mercado paralelo.


Terceiro Desafio:

A Mania da Resistência e economia com Treinamentos

Posso dizer que muitos dos alunos de uma pós-graduação estão na investindo nos seus conhecimentos pelo próprio recurso financeiro. Raríssimas são as empresas que investem em bons treinamentos e ajudam o colaborador a crescer intelectualmente.


Só que essa economia pode fazer com que exista uma guerra nesta competitividade, pois o cálculo é simples. Quem não estuda também não produz e vira um ser arcaico fazendo a mesma coisa por anos. Já quem estuda, vira um destaque no mercado e os concorrentes vão buscar estes talentos.


Se a empresa não investir pesado nos treinamentos, não existirá nem um sentimento de gratidão dos colaboradores por ela e naturalmente, podem não querer ficar na empresa.

Quarto Desafio:

O Equilíbrio Emocional dos Líderes e Liderados

Imagina o seguinte cenário. A empresa não treinando a equipe, os colaboradores estão saindo para outras melhores e os que ficam estão tendo que bater as grandes metas.


Essa pressão naturalmente vai sobrar para o líder que, muitas vezes, não terá a quantidade de recursos humanos suficiente para bater as próprias metas. E digo mais, esse líder está em uma grande sinuca, pois além de não ter a equipe completa e a empresa não investir em treinamentos, vai sobrar para quem se ele não alcançar os resultados desejados?


Quinto Desafio:

Fortalecimento do Pertencimento e Cultura!

É importante entender que existe um Brasil Pré e Pós crise Global de 2008 onde fomos gravemente impactados em 2013. Antes, as empresas multinacionais faziam cerca de 7 grandes festas a cada final de ano com sorteios de carros, motos e viagens. Isso era normal para reter os talentos na empresa.


Mas com a crise fomos tão afetados que as empresas aprenderam a reduzir muito os seus custos e o sorteio dos carros virou um ticket para o Hopi Hari. Hoje vejo de perto inúmeras empresas que não dão nem um panetone no final do ano para as suas equipes. Isso vai gerar consequências e o colaborador vai escolher qualquer empresa que der um pouquinho à mais. Se a empresa não fizer constantes eventos para motivar a turma, não haverá pertencimento.


Sexto Desafio:

Taxa de Desemprego | Boas e Más Notícias

Mesmo com tantos desafios na Liderança, temos uma boa e uma má notícia. A boa notícia é para o colaborador, pois o Brasil acaba de bater um Record diminuindo a sua taxa de desemprego para 7,8% com mais de 103 Milhões de Brasileiros empregados.


O Má notícia continua sendo para os líderes. Com esse mercado tão aquecido, o colaborador está podendo escolher em qual empresa deseja trabalhar. Isso significa que os processos seletivos estão cada vez mais competitivos.


Aqui mesmo pela Bora Desenvolver realizamos os processos com os nossos clientes fidelizados e os candidatos com mais competência que chegam a ser aprovados na etapa final avisam que foram aprovados em outras empresas e desistem mesmo depois de terem sido aprovados. É como um vestibular. Passou em 5 universidades e agora vai escolher em qual deseja estudar.


Sétimo Desafio:

As Demissões pelo comportamento dos Líderes continuam.

Esse é um dos pontos mais graves! Os colaboradores não estão saindo pelas empresas ou por melhores salários, mas sim, pelo comportamento dos líderes que muitas vezes acabam ultrapassando os limites com a equipe deixando o ambiente tóxico e cansativo. Fica esse ponto de atenção, pois além de perderem um colaborador importante, podem se desgastar com processos trabalhistas!


01/02/2024 por Marcus Paulo Rodrigues

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Saiba Mais sobre a Bora Desenvolver

Se eu te contar, você não vai acreditar, mas é verdade! A "VIVO" está de parabéns no encantamento ao cliente!


Antes de falarmos sobre este tema, gostaria de lembrar que sou criado no modelo Germânico, sou muito crítico com processos e com o atendimento ao cliente. Se eu estou dando os parabéns para a VIVO, pode ter certeza de que eles realmente me surpreenderam no atendimento e encantamento ao cliente.


Estratégia do Indo Direto ao Ponto!

Essa estratégia de cara já quebrou muitos desgastes. Agora quando você liga *8486 a VIVO já pergunta. Quer ser atendido ou quer cancelar? Uau! Não precisei apertar 1 para TV, 2 para Internet, 3 para Rezar o Terço! Nada....Em seguida entrou uma garota na linha super simpática e foi direto ao ponto do meu problema (sem sinal pelo celular).


Caiu a Linha! E o que aconteceu?!?!?

Ela ligou de volta! Meu Deus! A garota me ligou de volta para dar andamento ao atendimento!!! Isso parece muito básico, mas se tratando do Brasil e da Cultura que existe nestas operadoras, quem precisa do suporte sabe bem do que estou falando! Isso é uma mudança absurdamente positiva e estou sendo prova deste encantamento!



Não Durou Nem 5 minutos!

Juro! O atendimento não durou nem cinco minutos. Ela checou o problema, recuperou e a minha internet voltou na hora com um plano de contingência adotado por eles e 5 minutos depois recebi um protocolo por SMS dizendo que em 1 hora o problema seria resolvido definitivamente.


Vamos entender direito o que aconteceu!

A VIVO resolveu praticamente jogar fora toda a configuração cansativa do que tecnicamente chamamos de URA. Colocou um Call Center onde todos resolvem tudo e ainda agilizou o processo interno resolvendo rapidamente a questão do cliente!


Ah, mas foi só com você!

Eu não duvido, mas este é um sinal claro de que os processos estão mudando e que a empresa está melhorando. A curva de aprendizado para adotar essa melhoria em todos os demais setores pode ser longa, mas é totalmente possível!


Uau! Estão conseguindo Mudar a Cultura da Empresa!

ISSO! Aquela sensação de que estes desgastes nunca seriam resolvidos por ser uma questão CULTURAL já não existe mais! Eles estão conseguindo mudar sim a cultura e não só de uma empresa, mas de um segmento inteiro do Mercado, afinal, se as outras operadoras não se atentarem e mudarem rapidamente, vão com certeza vão ficar para trás.


Lição Aprendida!

Acredito que a maior mensagem deste artigo vai para os líderes que estão desgastados acreditando que a cultura da empresa não vai mudar e que o atendimento ruim ao cliente será sempre assim. Isso não é mais uma verdade! Estejam muito atentos, pois se não mudarem, o concorrente vai mudar e para bem melhor!


31/01/24 por Marcus Paulo Rodrigues


Por isso, fica a dica!

Todo cliente deseja ser Encantado com a premissa da verdade! Não queria, JAMAIS, enganar o cliente ou tornar qualquer ambiente com aquele sentimento da falta da verdade. Isso impacta diretamente a autoridade e credibilidade de qualquer empresa.


Mas como usar o Avatar em Vídeo?

Simples, faça o avatar se apresentar como avatar. Quando este alinhamento for feito, pode ser que o cliente até goste por ser algo interessante e inovador, mesmo estando longe de estar perfeito.


Efeitos da Má Índole na Liderança

Por que alguns Empresários insistem em ter má índole durante a sua gestão e acabam querendo enganar o cliente claramente antes mesmo da sua venda? A resposta é simples: Ganância.


Quando a Ganância ultrapassa a ambição, o líder só pensa no dinheiro. Já se perdeu do propósito faz tempo e não se importa com as pequenas ou grandes mentiras.


Nos meus mais de 20 anos de experiência com empresas de pequeno, médio de grande porte, pude perceber claramente este comportamento e acredite, vem dos mais ricos.


Por isso, esteja muito atento com o seu projeto empreendedor e com a sua liderança. A mentira é como uma droga. Quem começa usar sempre acha que está tudo sob controle, vai aumentando a dose e quando menos percebe, já está se drogando todos os dias.


Não deixe que a má índole tome conta. Os efeitos na minha visão de Psicanalista não tem volta. Os clientes vão percebendo e o que era lindo explode como uma bolha. Os clientes deixam de comprar, o Empresário se entope de dívidas e acaba literalmente quebrando na sua vida profissional e pessoal.


Pior do que isso.

AInda acha que está certo e que todos estão errados.

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Entenda o que aconteceu! Você concorda com essa demissão?

Alana de 24 anos viralizou seu vídeo nas Redes Sociais sendo desligada Remotamente por não aceitar participar do Grey School e isso resultou na frase "Não teve match com o Fit Cultural da Empresa".


Mas o que será Grey School?

Esse é um conceito onde o colaborador tem que aceitar (mesmo que voluntariamente) a colaborar a sua experiência com os demais colaboradores da empresa por meio de aulas, sejam presenciais ou online.


E o que é Fit Cultural?

Fit Cultural é o famoso match entre o colaborador e o DNA da empresa. Se existe uma energia comum para viverem no mesmo ambiente.


Mas olha que Interessante!

Eu assisti pelo menos umas dez vezes este vídeo e pude observar alguns pontos interessantes e outros nem tanto. Eu prefiro focar só nas palavras dela, pois existem nítidas revoltas nas frases da outra pessoa da cena.


Repare que ela não se conforma pelo fato da empresa ser de treinamento! E isso fere aos próprios princípios da empresa.


Vamos entender isso com calma.

Se é uma empresa que VENDE treinamentos (Como ela cita no vídeo), por que a empresa pode vender mas não pode pagar o seu funcionário para dar uma aula aos demais colegas de trabalho.


Hábitos, Ansia e Recompensa

O Ser Humano vive de recompensas. É o que move ele a fazer algo. O fato da Alana não ter aceitado participar do Grey School, fica claro que a recompensa não boa ou nem existe.


Como Líder, vejo claramente a falta de estratégia e até egoísmo por parte da empresa querendo mais do que o colaborador pode dar e sendo ainda muito radical ao decidir realizar o desligamento por esse motivo.


Vamos dar alguns exemplos de como uma empresa poderia recompensar os colaboradores?


  • Jantares
  • Viagens
  • Passeios
  • Prêmios em Moeda ou Bonificações
  • Até um Voucher de Ifood resolve.


Entende? Fica fácil desligar um funcionário que não quer trabalhar de graça e isso é o que mais acontece com Empresários Gananciosos.


Entenda! Dar aula não está no Escopo de Trabalho!

A garota tem uma profissão que não é tutora ou palestrante. Isso também não foi acordado antes. É injusto na minha visão querer dar mais um escopo achando que está tudo certo.


Mas alguns empresários realmente entendem que o escopo de dar aula é o mesmo de um analista financeiro. E você? Como líder, está querendo que todos façam mais sem pagar mais?


E você como liderado? Tem aceitado trabalhar mais e de graça ou tem se posicionado correndo o risco de ser desligado(a)?


30/01/24 por Marcus Paulo Rodrigues


Nessa semana eu vi duas empresas colocando Avatares para divulgarem os seus produtos em vídeos. Valeu a Pena?


Uma empresa usou a inteligência artificial para criar o Avatar e a outra usou a imagem do próprio dono para narrar o conteúdo. Resultado de ambas estratégias: Vergonhoso!


Enquanto a Inteligência Artificial não estiver 100% Perfeita e precisa, esquece! O robozinho não tem nenhuma emoção, zero energia e conexão com o cliente. Resumindo: A empresa se torna tão falsa quanto o material que ela acabou de criar.


Agora vamos refletir:

Até que ponto vale investir em uma tecnologia que veio para ajudar, mas ainda está atrapalhando?


Será que vale a pena?

Claro que vale, desde que a empresa saiba usar da melhor maneira possível. É melhor usar um avatar estático, com uma bela imagem fixa do que tentar reproduzir nele algo que não existe.


Esta imagem do artigo foi criada pelo site StyleSeat e não tem a ver com os Avatares que eu assisti das empresas que dou como exemplo.


Veja como esta imagem fixa pode agradar muitos leads. Agora, imagina ela em vídeo, sem emoção e narrando um conteúdo de forma seca? Não gerar match!

Nessa semana eu vi duas empresas colocando Avatares para divulgarem os seus produtos em vídeos. Uma empresa usou a inteligência artificial para criar o Avatar e a outra usou a imagem do próprio dono para narrar o conteúdo. Resultado de ambas estratégias: vergonhoso!


Enquanto a Inteligência Artificial não estiver 100% Perfeita e precisa, esquece! O robozinho não tem emoção, zero energia e conexão com o cliente. Resumindo: A empresa se torna tão falsa quanto o material que ela acabou de criar.


Agora vamos refletir: Até que ponto vale investir em uma tecnologia que veio para ajudar, mas ainda está atrapalhando?


Será que vale a pena? Resposta: Claro que vale, desde que a empresa saiba usar da melhore maneira possível. É melhor usar um avatar estático, com uma bela imagem fixa do que tentar reproduzir nele algo que não existe.


A imagem abaixo foi criada pelo site StyleSeat. Veja como esta imagem fixa pode agradar muitos leads. Agora, imagina ela em vídeo, sem emoção e narrando um conteúdo de forma seca?

Por isso, fica a dica!

Todo cliente deseja ser Encantado com a premissa da verdade! Não queria, JAMAIS, enganar o cliente ou tornar qualquer ambiente falso. Isso impacta diretamente a autoridade e credibilidade de qualquer empresa.


Mas como usar o Avatar em Vídeo?

Simples, faça o avatar se apresentar como avatar. Quando este alinhamento for feito, pode ser que o cliente até goste por ser algo interessante e inovador, mesmo estando longe de estar perfeito.


Efeitos da Má Índole na Liderança

Por que alguns Empresários insistem em ter má índole durante a sua gestão e acabam querendo enganar o cliente antes mesmo da sua venda? A resposta é simples: Ganância.


Quando a Ganância ultrapassa a ambição, o líder só pensa no dinheiro. Já se perdeu do propósito e não se importa com as pequenas ou grandes mentiras.


Nos meus mais de 20 anos de experiência com empresas de pequeno, médio de grande porte, pude perceber claramente este comportamento e acredite, vem dos mais ricos.


Por isso, esteja muito atento com o seu projeto empreendedor e com a sua liderança. A mentira é como uma droga. Quem começa usar sempre acha que está tudo sob controle, vai aumentando a dose e quando menos percebe, já está se drogando todos os dias.


Não deixe que a má índole tome conta da sua personalidade. Os efeitos, na minha visão de Psicanalista, não terão volta. Os clientes vão percebendo esta ação das empresas e, o que era lindo, explode como uma bomba. Rapidamente os clientes deixam de comprar, o Empresário se entope de dívidas e acaba literalmente quebrando na sua vida profissional e pessoal. Pior do que isso. Ainda acha que está certo e que todos os demais estão errados.


29/01/24 por Marcus Paulo Rodrigues


Por isso, fica a dica!

Todo cliente deseja ser Encantado com a premissa da verdade! Não queria, JAMAIS, enganar o cliente ou tornar qualquer ambiente com aquele sentimento da falta da verdade. Isso impacta diretamente a autoridade e credibilidade de qualquer empresa.


Mas como usar o Avatar em Vídeo?

Simples, faça o avatar se apresentar como avatar. Quando este alinhamento for feito, pode ser que o cliente até goste por ser algo interessante e inovador, mesmo estando longe de estar perfeito.


Efeitos da Má Índole na Liderança

Por que alguns Empresários insistem em ter má índole durante a sua gestão e acabam querendo enganar o cliente claramente antes mesmo da sua venda? A resposta é simples: Ganância.


Quando a Ganância ultrapassa a ambição, o líder só pensa no dinheiro. Já se perdeu do propósito faz tempo e não se importa com as pequenas ou grandes mentiras.


Nos meus mais de 20 anos de experiência com empresas de pequeno, médio de grande porte, pude perceber claramente este comportamento e acredite, vem dos mais ricos.


Por isso, esteja muito atento com o seu projeto empreendedor e com a sua liderança. A mentira é como uma droga. Quem começa usar sempre acha que está tudo sob controle, vai aumentando a dose e quando menos percebe, já está se drogando todos os dias.


Não deixe que a má índole tome conta. Os efeitos na minha visão de Psicanalista não tem volta. Os clientes vão percebendo e o que era lindo explode como uma bolha. Os clientes deixam de comprar, o Empresário se entope de dívidas e acaba literalmente quebrando na sua vida profissional e pessoal.


Pior do que isso.

AInda acha que está certo e que todos estão errados.

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